APRESENTAÇÃO

XXII Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde

O Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS) é um dos principais fóruns de divulgação científica e de encontro de pesquisadores das áreas de computação e saúde. O SBCAS é o principal evento nacional organizado pela Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde (CE-CAS) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O SBCAS teve sua origem no Workshop de Informática Médica (WIM), evento consolidado e reconhecido nacionalmente, com 17 edições realizadas regularmente entre 2001 e 2017. A partir de 2018, WIM passou a se chamar SBCAS.

 

A mudança de nome e de “status” do evento teve como principal objetivo o estabelecimento de uma marca atualizada com o campo de pesquisa cada vez mais interdisciplinar, bem como intensificar a presença da SBC na comunidade atuante na área, proporcionando maior impacto e visibilidade. O SBCAS 2018 foi realizado de 23 a 25 de julho de 2018 em Natal, como evento satélite do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC).

O evento almeja desenvolver atividades voltadas a diversos temas, dentre os quais destacam-se: inteligência artificial aplicada a saúde, processamento de sinais e imagens médicas, diagnóstico auxiliado por computador, sistemas de apoio a decisão clínica, Internet das Coisas aplicada à saúde, redes corporais sem fio, novas terapias inovadoras através de jogos sérios, realidade virtual e aumentada, sistemas multimídia imersivos, etc.

 

A programação está bastante interessante e diversificada com duração de quatro dias e prevê a apresentação de minicursos, sessões técnicas com apresentações de artigos aceitos no evento, sessão de demos, concurso de teses e dissertações, palestras, painel sobre Open Science em Saúde e o Health Tech Talks com startups na área de saúde. Em 2022, teremos a companhia do Encontro Unificado de Computação do Piauí (ENUCOMPI) como um evento satélite. Em sua 15ª edição, se consolida como um grande evento no eixo Norte-Nordeste do Brasil na área de Computação.