PALESTRAS

Palestrante: Luciana Portilho (Coordenadora da pesquisa TIC Saúde do Cetic.br)

 

Título: Tecnologias digitais na saúde: os resultados da pesquisa TIC Saúde 2021.

 

Resumo: O enfrentamento à pandemia COVID-19 evidenciou a relevância da informatização dos estabelecimentos de saúde para aumentar a capacidade e a qualidade dos atendimentos, mas também para ampliar a troca de informações e o monitoramento da saúde pública. Diante deste cenário, serão apresentados os principais resultados da pesquisa TIC Saúde 2021 que permite indicar tendências da adoção das TIC durante a crise sanitária, além de apontar alguns desafios que persistem.

 

Short bio: Economista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre e doutora em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp.

Palestrante: Cláudia Pernencar, Ph.D (Digital Healthcare Researcher)

 

Título: Construindo sistemas de informação centrados no ser humano: o design como meio de convergência em projetos de saúde digital.

 

Resumo: Trabalhar com saúde digital é lidar com um mundo onde existem grandes desafios de conexão. Enquanto, os desenvolvedores trabalham com a robustez do código, os profissionais de saúde estão focados no tratamento de pacientes. Falta um elemento que conecta esses interesses, assim os sistemas de informação para a saúde têm sofrido com essa questão de convergência. Ora, focados mais na vertente tecnológica e ora orientados para o modo de pensar do profissional de saúde. A falta de uma linha orientadora única repercute em obstáculos para manter um tempo hábil de realização dos projetos e impacta em uma entrega de valor uniforme para todas as partes envolvidas. Diante disso, vem-nos a pergunta: como contribuir para otimizar esta convergência? O Design é a resposta. Trabalhar Design para a saúde digital propõe que estudemos o usuário, às suas necessidades e o seu contexto de uso, através de diferentes metodologias, unindo desenvolvedores e profissionais de saúde em prol deste bem comum, a construção de sistemas de informação centrados no ser humano. Para a área da Saúde Digital, este tipo de Design emancipa não só o paciente e o cuidador, como também o médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e outros profissionais, pois potencializa a construção de experiências que facilitam o engajamento através do Design de Experiência e do Design Emocional. Estes tópicos através da abordagem em saúde digital serão abordados na palestra.

 

Short bio: Doutora em Mídias Digitais (NOVA FCSH – UT Austin Portugal Co-lab). Co-founder da startup UXVolution (Pesquisa de experiência com o usuário na área da saúde digital). É professora convidada na ESAD-Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria, Portugal onde ensina no Mestrado em Design para a Saúde e Bem-Estar. Coordena o SecLAB6 – Saúde Digital da PICTIS (Plataforma Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e Saúde) que é uma cooperação entre o Instituto Oswaldo Cruz (IOC)/ Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e a Universidade de Aveiro. Como pesquisadora do ICNOVA (Instituto de Comunicação da NOVA) tem estado envolvida em projetos internacionais com a FIOCRUZ-CE/LARIISA que visam desenvolver intervenções inovadoras na área da saúde. Esta colaboração envolve o trabalho em métodos emergentes desde a Investigação de usuários até ao Design e Comunicação de Serviços de Saúde. É também instrutora certificada Adobe® atuando na indústria como consultora de software há mais de 15 anos.

Palestrante: João Manuel R. S. Tavares, Ph.D (Universidade do Porto)

 

Título: Análise de Estruturas em Imagens Biomédicas por Métodos Computacionais: Algoritmos, Aplicações e Desafios.

 

Resumo: Nesta apresentação serão abordados métodos computacionais para análise de estruturas em imagens biomédicas. Assim, serão descritos algoritmos para segmentar, isto é, identificar, estruturas, analisar o seu movimento/deformação, emparelhar e alinhar estruturas, bem como para as classificar. Serão apresentados e discutidos exemplos de aplicação dos métodos abordados, com identificação dos seus desafios e perspetivas futuras para a sua resolução.

 

Short bio: Licenciou-se em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 1992. Obteve os graus de Mestre e de Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, também na FEUP, em 1995 e 2001, respectivamente. Obteve a graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto em 2015. Desde 2001, é Investigador Sénior no Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial. É Prof. Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP, desde 2021. Desde 2001, tem participado em vários projetos de investigação financiados, quer como investigador, quer como investigador responsável, e orientador e co-orientador de várias Teses de Mestrado e de Doutoramento concluídas e em curso, bem como de vários projetos de pós-doutoramento. Tem vindo a organizar numerosas conferências, workshops e simpósios nacionais e internacionais, bem como participado em comités locais e científicos de vários eventos nacionais e internacionais, sendo co- fundador e chair das séries de conferências internacionais CompIMAGE, VipIMAGE, BioDental e ICCEBS. Atualmente, é co-editor de mais de 70 livros científicos, (co-)autor de mais de 50 capítulos de livro, 650 artigos em revistas e conferências nacionais e internacionais, e co-autor de 3 patentes internacionais e 3 patentes nacionais. É co- fundador e editor da série de livros Lecture Notes in Computational Vision and Biomechanics editada pela Springer, fundador e editor-chefe da revista Computer Methods in Biomechanics and Biomedical Engineering: Imaging & Visualization publicada pela Taylor & Francis, e editor-chefe da revista Computer Methods in Biomechanics and Biomedical Engineerin publicada pela Taylor & Francis. O trabalho que tem desenvolvido com os seus colaboradores têm merecido várias distinções, como o prémio de melhor artigo publicado em 2012 na revista Pattern Recognition da Elsevier, e os prémios de Excelência Científica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto referente a publicações em revistas científicas indexadas pelo Journal Citation Reports da Clarivate Analytics, recebidos em 2015 e 2020. Dos seus atuais interesses de investigação destacam-se: Visão Computacional, Imagem Médica, Visão 3D, Visualização Científica, Biomecânica e Desenvolvimento de Produto.

Palestrante: Pedro de Alcântara dos Santos Neto, Dr. (Universidade Federal do Piauí e sócio da Maida.health)

 

Título: Experiências práticas com IA aplicada a saúde

 

Resumo: Vários grupos de pesquisa estão atuando no desenvolvimento de soluções de IA aplicadas à área da saúde. Esses trabalhos normalmente utilizam bases de dados públicas e realizam avaliações em contextos bem controlados. Os resultados obtidos nesses trabalhos são normalmente bem interessantes, mas sua aplicação em contextos reais ainda necessita de diversas adaptações que muitas das vezes tornam os resultados completamente diferentes dos resultados obtidos em um contexto real. Nesta apresentação discutiremos sobre diversas questões envolvidas para se colocar em prática trabalhos ligados à saúde, bem como apresentaremos alguns relatos de experiência sobre o tema vivenciados no desenvolvimento de soluções que estão atuando em cenários de produção de grandes players da área. 


Short bio: Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Piauí (1995), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é professor da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Engenharia de Software, atuando principalmente na mineração de repositórios de software, automação de testes, desenvolvimento de software utilizando técnicas de inteligência computacional, e aplicação de inteligência artificial na área da saúde.

Palestrante: Jo Ueyama

 

Título: Santíssima Trindade: blockchain, IA e IoT aplicada à saúde

 

Resumo: A Internet das Coisas (IoT) tem produzido uma massa de dados que podem ser explorados pela Inteligência Artificial (IA) para analisar os dados e ajudar na tomada de decisões. Por outro lado, a blockchain conhecida como um livro-contábil digital pode auxiliar na provisão de um ambiente mais seguro para o armazenamento desses dados. Acredita-se que o potencial todo destas três tecnologias será alcançado quando as três justas forem combinadas. Nesta palestra, a abordagem da Santíssima Trindade para a área da saúde será apresentada. Com esta abordagem é possível ter a coleta, o compartilhamento, a imutabilidade e a análise dos dados sem um mínimo de envolvimento humano. Há vários desafios de pesquisa que se encontram em desenvolvimento, os quais serão apresentados nesta palestra.

 

Short bio: É Professor Titular da Universidade de São Paulo (ICMC/USP). É Coordenador da Área de Pesquisas para Inovação da FAPESP. É membro do Comitê de Assessoramento de Bolsas DTs do CNPq (CA-DT). Jó Ueyama completou seu Ph.D. em Ciência da Computação na Universidade de Lancaster, Reino Unido. Após o seu PhD, ele realizou o primeiro pós-doutorado na Universidade de Kent em Canterbury, Reino Unido. Foi pesquisador visitante na University of Southern California, EUA. Seus principais interesses de pesquisa incluem Internet das Coisas, Segurança e Blockchain.